CAPOEIRA PEDAGÓGICA NA FEIRINHA DA JK

Capoeira Pedagógica
Por , em

Projeto é desenvolvido com crianças de 16 escolas municipais.

A Praça da Paz recebeu mais uma programação especial neste último domingo (08). A partir das 10h30, o projeto capoeira pedagógica realizou uma grandiosa roda de capoeira, envolvendo o público presente na feirinha da JK.  A realização de mais esta atividade foi de iniciativa da Fundação Cultural em parceria com o Grupo Muzenza de Capoeira e Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE).

A Acape vem desenvolvendo o projeto em 16 escolas do município, envolvendo mais de 800 alunos e, apesar do frio intenso na manhã de Domingo, diversos alunos compareceram para participar da atividade.

Segundo o coordenador do projeto, professor Fábio Castilha, o objetivo da capoeira pedagógica é transformar a luta em uma ferramenta de ensino, possibilitando a integração e a socialização das crianças. “O projeto já tem dez anos e promove a educação através da prática da capoeira e conta com muitos resultados que contribuem para projetar um futuro saudável para as crianças”.

A roda de Capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, quando recebeu o título da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Texto adaptado de http://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/?p=1741