Quem Somos

Prof. Ms. Fábio André Castilha – CREF: 8600-G/PR

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233904H6

– Professor de Capoeira certificado pelo Grupo Muzenza de Capoeira – Corda Vermelha e Marrom;

– Professor de Educação Física – Licenciatura Plena – UNICS/ PR;

– Mestre em Ciência da Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco/ RJ;

– Professor de Educação Física do Colégio Militar de Manaus – Exército Brasileiro;

– Participou de inúmeros eventos de Capoeira no Brasil e Exterior, dentre eles 7 campeonatos mundiais;

– Campeão Mundial de Capoeira em 2010 – categoria apresentação de trabalhos científicos, durante o 6° Festival Mundial de Capoeira, organizado pela SuperLiga Brasileira de Capoeira, e realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ;

– Troféu “Destaque Esportivo de Foz do Iguaçu”, na modalidade “Capoeira” em 2010;

– Autor do livro Aspectos Pedagógicos da Capoeira; e co-autor dos livros Textos de Capoeira, Fiep Bulletin – Special Edition 2012, e Per Summa Capita: Suscintas Reflexões e Experiências na Docência;

– Tesoureiro Mundial da FIEP – Federação Internacional de Educação Física;

– Presidente da ACAPE – Associação de Capoeira Pedagógica, entidade formalmente constituída, detentora do título de Utilidade Pública municipal em Foz do Iguaçu – PR, com mais de 1000 alunos registrados, atuando em 15 diferentes núcleos.

Nascido no dia 30 de Julho de 1979, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, Prof. Fábio inicia-se na Capoeira nesta mesma cidade no ano de 1995, aos 16 anos de idade, incentivado pelo seu amigo Marcelo de Lima, e tendo como seu professor o Contra Mestre Ary, do Grupo Iuna do Rio de Janeiro. Em 1996, o Contra Mestre Ary transfere-se para Grupo Muzenza de Capoeira como estagiário, sob a supervisão do Mestre Sargento, e é seguido por seus alunos, incluindo o Prof. Fábio.

Prof. Fábio continua sua caminhada como capoeirista do Grupo Muzenza, e logo passa a auxiliar seu professor nas aulas de capoeira em academias e escolas da cidade, atividade esta que o motiva, no ano de 2000, a iniciar o curso superior em Educação Física, concluindo-o no ano de 2004.

Em 2006, o Prof. Fábio transfere-se para Rio de Janeiro em busca de novos conhecimentos, tanto capoeirísticos quanto acadêmicos, e continua sua trajetória como professor de Capoeira e Educação Física, iniciando também o curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco/ RJ, concluindo-o no ano de 2008.

Entre os anos de 2006 e 2009, atuou como coordenador de estágios supervisionados em diversas instituições de ensino do município do Rio de Janeiro, ministrou aulas de capoeira em dezenas de escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Zona Norte do Rio de Janeiro (grande Tijuca), fez parte da equipe de organização de 2 campeonatos mundiais de Capoeira, e treinou com o Mestre Burguês em seu Centro de Treinamento, na cidade de Niterói-RJ.

Em 2010, o Prof. Fábio retorna à sua cidade natal – Foz do Iguaçu, e reinicia seu trabalho junto à comunidade local, com a instituição da ACAPE – Associação de Capoeira Pedagógica, e centra seu trabalho no ensino da Capoeira em nível pedagógico em escolas e academias da região. Logo, também é convidado a compor o corpo docente de 3 instituições de Ensino Superior, em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato-Sensu da região, difundindo a arte da Capoeira em nível profissional em todos os segmentos com os quais atua. Em 2013, o Prof. Fábio lança sua primeira obra literária: o livro Aspectos Pedagógicos da Capoeira.

Atualmente, o prof. Fábio coordena os trabalhos da ACAPE em Foz do Iguaçu, juntamente com a Graduada Keilla; também é docente efetivo do Colégio Militar de Manaus, Exército Brasileiro, e Tesoureiro Mundial da FIEP – Federação Internacional de Educação Física.

Keilla Cristiany e Fábio André Castilha, no Rio de Janeiro

 

Profa. Keilla Cristiany Schmidt

– Monitora de Capoeira certificada pelo Grupo Muzenza de Capoeira – Corda Vermelha e Azul;

– Licenciada em Educação Física – Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA;

– Especializada em ensino da capoeira na educação infantil, trabalhando nesta área a mais de 10 anos;

– Campeã da Copa Mexicana de Capoeira – 2011;

– Troféu “Destaque Esportivo de Foz do Iguaçu”, na modalidade “Capoeira” em 2011;

– Tesoureira da ACAPE – Associação de Capoeira Pedagógica;

– Participou de inúmeros eventos nacionais e internacionais, incluindo 4 campeonatos mundiais.

 

Anderson Fábio Tolotti

– Aluno graduado do Grupo Muzenza de Capoeira – Corda Verde e Vermelha;

– Acadêmico de Licenciatura em Educação Física;

– Monitor de capoeira infantil, atuando nesta área a mais de 4 anos;

– Campeão Mundial de Capoeira em 2010 – categoria F, durante o 6° Festival Mundial de Capoeira, organizado pela SuperLiga Brasileira de Capoeira, e realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ;

– Vice Campeão Sul-Brasileiro de Capoeira – categoria D, em 2014, organizado pela SuperLiga Brasileira de Capoeira, e realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR;

– Troféu “Destaque Esportivo de Foz do Iguaçu”, na modalidade “Capoeira” em 2014.