Projeto Capoeira na Escola

Apresentação
Justificativa
Objetivos
Capoeira: Um breve histórico
Importância Pedagógica
Alegrias da Capoeira na Escola
Estratégias
Recursos para Prática

Capoeira e sua Importância Pedagógica

A capoeira é considerada uma modalidade de atividade física e de uma riqueza sem precedentes, que auxilia na formação integral do aluno; ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor dos educandos. A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Por existirem diversas concepções de capoeira, ela é caracterizada como multifacetada. Dentre suas inúmeras concepções, citamos algumas:

Capoeira Cultura: tombada como Patrimônio Histórico Brasileiro em 2008, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo pela UNESCO em 2014, seus aspectos culturais se fazem presentes através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes literárias e cênicas.

Capoeira Música: não existe prática de capoeira sem musicalidade; ela está presente em todas as suas manifestações. Sendo assim, o trabalho de ritmo e musicalidade é fundamental para o pleno desenvolvimento da arte.

Capoeira Dança: as aulas, sempre ritmadas, podem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira para a dança, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica.

Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.

Capoeira Luta: representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de combate e de defesa.

Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial, a capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de deficiência.

Capoeira Lazer: como prática não formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc., ela atua como ferramenta de liberação do stress, e confraternização entre amigos.

Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.

Apesar de termos enumerado algumas concepções de capoeira, acreditamos que ela deva ser ensinada sempre de maneira global, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante: o de orientador, sempre estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo a suas potencialidades; o professor deve desenvolver sempre de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo.

Conhecimento é domínio do corpo! Controlar a agressividade através de movimentos rápidos e precisos, e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente com movimentos suaves e flexíveis serão pontos identificados pelo educando ao iniciar a prática da capoeira.